A Escola Padre José de Anchieta e a Fundação Arco-Íris receberam, na quinta-feira, 15 de março, a visita Irmão Manoel Alves, presidente da Rede Católica de Educação.
Nascida em 26/08/2008, em Brasília, a Rede Católica de Educação auxilia escolas católicas no país. O irmão Manoel, como é conhecido, contou que à época, o grupo reunido começou com 10 escolas-piloto. Mobilizados recursos, em 2007, passou a atuar de maneira concreta em 2008.
Da cidade matogrossense de Canarana surgiu a primeira escola que aderir à Rede. Cinco anos depois, em 22 estados, a Rede Católica de Educação já soma, cerca de 200 escolas.
Em Mato Grosso, a Rede está composta de escolas das cidades de Sorriso, Sinop, Cáceres, Cuiabá, Canarana, Nova Xavantina e, Araputanga, somando 10 escolas no estado. A ideia central da Rede é colocar o que tem em comum, para que todas possam sobreviver no mercado de ensino, provendo para as filiadas, entre outras necessidades, atualização na área jurídica, congressos (mais de 1800 participantes em 2011), etc.
A Rede Católica de Educação dispõe de ferramentas para formação do alunos, como, ambiente web e via satélite. Consta que neste ano ocorrerão por cinco vezes, simpósios para pais, via satélite. Para se ter uma noção do auxílio que uma escola recebe ao fazer parte da Rede, Na web, seu portal dispõe de cerca de sete mil recursos diferentes para alunos.
Quando perguntou a quantidade populacional de Araputanga, o irmão Manoel observou muito bem, uma particularidade araputanguense: “Não há, no Brasil uma cidade com tão poucos habitantes que ofereça Educação do maternal ao terceiro grau, em instituição católica”. Ao reconhecer essa virtude parabenizou aos membros da Fundação Arco-Íris.
Reunidos em cerca de 12 pessoas, em uma das salas da Faculdade Católica Rainha da Paz, ao fazer uso da palavra, o irmão Manoel demonstrou a atual conjuntura da Educação Católica a nível de Brasil. As cidades-pólo somam 17 em todo o Brasil. A capital de matogrossense é uma delas.
Doutor em Educação
O Irmão Manoel Alves é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris. Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília e Presidente da Rede Católica de Educação.
Ele veio, pela primeira vez, visitar e conhecer sua filiada, a Escola Padre José Anchieta. Acompanharam o presidente da Rede Católica de Educação, a Diretora Fabíola, e o Sr. Welington do setor financeiro da Escola do Instituto Santa Maria, em Cáceres. A escola do Instituto está há cinco anos filiada à Rede.